Curiosidades

Você saberia dizer a origem dos símbolos que estão nos equipamentos de informatica ?

Bem, aqui vai uma breve explicação de onde vêem estes curiosos símbolos e suas origens.

USB

usb

Ispirando-se no tridente de Notuno, deus do mar, desenhistas criarem este símbolo como parte das especificações do USB (Uni em sua primeira versão 1.0. Certifica-se que ao invés dos três triângulos nas pontas das lanças, utilizaram apenas um triângulo, uma caixa e um círculo, permitindo a compressão dos diferentes tipos de periféricos que poderiam ser conectados.

Bluetooth

06-bluetooth

O bluetooth ganhou esse símbolo devido a uma homenagem feita para um Rei da Dinamarca chamado Harald Blatand, o qual teve seus dentes manchados de azul após ingerir um fruto. Sendo assim a origem do símbolo se deve ao fato de Harald ter tido a atitude de unir diversos povos, o que se assemelha ao objetivo do Bluetooth de permitir compartilhamento e aumentar ainda mais a proximidade entre as pessoas.

Power

power-3354

Esse símbolo representa, no sistema binário, os números “0” e “1”, o primeiro significando desligado e o segundo ligado, dando a idéia de um círculo cortado por um traço. Foi criado em 1973, pela International Electrotechnical Commission.

Firewire

firewire-GORPAKI

Criado na década de 90, por designers  da Apple, esse símbolo foi desenvolvido com três pontas para que representassem os possíveis tipos de conexões: vídeo, áudio e transmissão de dados.

Arroba

Arroba

Isso é bem interessante. Nos primórdios do correio eletrônico, quando você queria mandar uma mensagem, era necessário escrever um destino, exatamente como se faz hoje, mas antigamente o endereço era escrito todo junto. Quem quisesse mandar o email tinha que escrever o nome da pessoa e o nome do computador, por exemplo: diegomartinsminiluaservidor.

Isso era um incômodo, então resolveram separar o nome de usuário do computador. Na época, o teclado disponível era um ASR 33 Teletype (imagem abaixo). Tomlinson, que era o responsável por escrever o código do programa de email, olhou para seu teclado e pensou: “Qual desses símbolos ninguém vai usar em seu nome de usuário?”

A resposta vocês já conhecem, porém mal sabia ele que estava criando um dos maiores símbolos que o mundo já viu e marcando seu nome na história da internet.

USASR-33Shft

 

 

 

 

Adaptado do minilua.com

Anúncios

Sobre The Cog
...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: