Mozilla promete Firefox 4, 5, 6 e 7 para 2011

Publicado por Rodrigo P. Ghedin em 09/02/11 às 09h45

Após patinar anos para liberar o Firefox 4, Mozilla muda o roadmap do navegador e promete quatro grandes atualizações no intervalo de um ano.

 

Firefox LogoFoi em meados de 2008 que a última “major release” do Firefox, a 3, foi lançada. Dois anos e meio e duas atualizações consideráveis, 3.5 e 3.6, depois, ainda falta mais um pouquinho para o esperado e por diversas vezes adiado Firefox 4 se livrar dos bugs remanescentes e aparecer nos desktops dos que ainda não migraram para a concorrência, akaChrome.

Hoje a guerra dos navegadores é muito mais acirrada do que em 2008. O gigantesco atraso na liberação da versão final do Firefox 4 (ontem saiu o Beta 11, e ainda haverá mais um antes do RC) de certo modo “cansou” a imagem do programa. Levando em conta o lançamento do Chrome, no final de 2008, e seu ciclo insano de atualizações, com novas “major releases” a cada pouco mais de um mês, a situação do panda vermelho ganha um tom ainda mais dramático.

Firefox 4 Beta 11

Já faz algum tempo, quando ainda se falava em Firefox 3.7, que a Mozilla anunciou que mudaria o roadmap do programa. Ao invés de grandes versões espaçadas, concentrando todas as novidades, passariam a distribuir essas em atualizações que, até então, serviam apenas para corrigir bugs, as famosas 3.6.x, por exemplo.

Parece que não foi o bastante. Um documento detalhando o roadmap do Firefox para 2011surgiu no wiki oficial da Mozilla. Se você esperava apenas o Firefox 4 ainda no primeiro trimestre e algum beta de um eventual Firefox 4.5 até o fim do ano, segura essa: ainda em 2011, estaremos usando o Firefox 7!

O documento tem status “draft”, o que significa que pode e provavelmente será alterado, mas não seria tornado público se não houvesse um comprometimento mínimo com o que está escrito ali. E ali lê-se, claramente, no tópico “Product Roadmap”, Firefox 5Firefox 6 eFirefox 7. Inclusive com o que teremos em cada uma dessas versões.

Firefox 5

  • Gerenciador de contas;
  • Interface de compartilhamento simplificada;
  • Animações na interface;
  • Suporte a 64 bits no Windows.

Firefox 6

  • Web apps;
  • FasterCache;
  • Suporte ao Mac OS X 10.7 “Tiger”;
  • Otimizações de JavaScript.

Firefox 7

  • Electrolysis (separação de componentes do navegador em diversos processos).

Essa acelerada violenta no roadmap do Firefox é uma prova cabal de que o modelo da Google, de atualizações ágeis com novidades constantes, é melhor. Trabalha-se em menos componentes num espaço mais curto de tempo, mantém o programa em evidência na mídia e junto aos usuários, e agrada esses, entregando a eles, a nós, surpresas a todo momento.

Uma coisa é mudar sua estratégia, outra é torná-la eficaz em seu produto. Apesar de ter uma base de usuários bastante fiel, já faz algum tempo que o Firefox não cativa novos usuários. As sucessivas quedas de market share do Internet Explorer estão incrementando a base de usuários do Chrome, e o que antes era uma guerra de duas grandes forças tem tudo para, em pouco tempo, transformar-se numa batalha envolvendo três grandões. O que é bom para o usuário, de qualquer forma. Se até 2004 estávamos presos ao Internet Explorer, hoje o problema é qual navegador escolher dentre tantas ótimas opções — incluindo, o que chega quase a ser irônico, o próprio IE.

 

Anúncios

Sobre onlineti
Tecnologia da Informação a todo o momento!

2 Responses to Mozilla promete Firefox 4, 5, 6 e 7 para 2011

  1. do jeito que ta enrolado p/ sair o FF4 final eles vão lança as otras versões só em 2030, eram previsto 10 betas e vão lançar o já 12ª, se ficar essa enrolera vou migar de vez para o Chrome

  2. onlineti says:

    Dessa vez eles estão demorando mesmo em, tomara que quando lançar, o Ff seja bom mesmo..
    mas com a velocidade que o chrome esta ganhando mercado não sei não heim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: