Google One Pass = pagar para ler?

Agora é a vez do Google, sim, a vez da empresa Google anunciar seu novo sistema de assinatura para conteúdo digital, One Pass, um dia após a Apple ter anunciado seu novo sistema.

O novo sistema de assinatura de conteúdo digital do Google permitirá ao usuário que esse possa ter diferentes formas de pagamentos para os conteúdos oferecidos, entre eles, tarifas por uso, assinaturas mensais, descontos e muito mais, todas as transações, poderão ser feita pelo Google Chekout, além de não estar direcionado somente a aplicativos para smartphones e tablets, pois poderá também ser usado em PCs. Enquanto a rival Apple cobra 30% das publicações assinadas, a empresa Google vai cobrar em seu novo sistema a porcentagem de 10% a 30%no valor da assinatura, dependendo da negociação feita entre a editora e a empresa Google, além de compartilhar com o criador do conteúdo dados do comprador, dentre esses dados, nome, código postal e e-mail, sendo assim, gerará uma grande disputa entre as duas empresas.

No blog oficial, o diretor comercial da empresa, Lee Shirani, falou que, “queremos prover os desenvolvedores com uma plataforma aberta e flexível, que ateste o nosso comprometimento com ele e com um conteúdo de qualidade”. Mas nem sempre foi assim, pois o relacionamento do Google com editoras de revistas e jornais, por várias vezes foi conturbado, onde os desenvolvedores reclamavam quanto ao método de organização de dados em seus serviços, onde, beneficiaria mais o Google por anúncios fixados junto aos links, do que as próprias empresas que divulgavam as matérias no site.

Não somente editoras de revistas e jornais estavam na briga pelas divulgações, e sim também as editoras de livros, que brigavam seguidamente com o Google por causa do Google Books, que alem de publicar os livros das editoras, também publicava obras integrais, fazendo que por várias ocasiões, a empresa, fosse chamada a juízo, mas a empresa sempre se defendeu, justificando suas ações nos princípios de uso de conteúdo não protegidos por princípios de uso justo, onde, a exibição e a indexação não são protegidas por esses princípios.

O Google pretende que seu novo sistema One Pass, seja uma solução mais aberta para produtores de conteúdos on-line na busca de soluções como cobrar seus leitores pelo material, onde, os produtores não terão a preocupação de construir do zero seu próprio sistema de pagamento e cadastro de leitores, além de identificar leitores se conectando ao sistema com diferentes dispositivos.

O novo sistema do Google, o One Pass está disponível para editoras on-line em vários países europeus, entre eles a Alemanha, também nos EUA e Canadá. Resta-nos, aguardar a chegada na América do Sul para que possa ser usado também por nós Brasileiros.

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